quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MESTRE WILL EISNER


Will Eisner, foi uma das minhas primeiras influências nos desenhos. O difícil acesso a materiais europeus, me deixavam com poucas opções, mas, de qualidade, como a arte desse fantástico artista, que tive a honra de conhecer pessoalmente. A arte noir do Eisner, inconfundível e ímpar, me encantavam, mas não era bem o estilo que buscava pro meu trabalho. Pra se fazer algo parecido, seria necessário o uso e domínio de sombreamento, o que não era minha praia. Mas nem por isso, deixei de ser fã dele.
Watson Portela

Poucos têm a honra de dar nome ao prêmio máximo de seu ramo, mas a homenagem prestada a Will Eisner é um destes raros (e merecidos) casos. Filho de imigrantes judeus, o americano começou sua carreira trabalhando como cartunista no jornal New York America. Em 1940, deu vida a um de seus personagens mais famosos: Spirit, combatente mascarado do crime, estampava um suplemento nos jornais do Register and Tribune Syndicate, que chegou a ter circulação de 5 milhões de cópias entre 1940 e 1952. Eisner foi um dos responsáveis por cunhar o termo graphic novel. Suas incursões pelo gênero resultaram em obras importantes como Um Contrato com Deus, de 1978, e Ao Coração da Tempestade, de 1991, retratos da vida na Nova York dos anos 30 e 40 e da experiência dos imigrantes na grande metrópole.





Nenhum comentário:

Postar um comentário